Notícias ASAVIME

Número de salvamentos nos primeiros 10 dias da Operação Verão é seis vezes maior do que no ano passado

Das 118 ocorrências registradas desde o dia 16 de dezembro, 93 ocorreram no Litoral Norte 

Os primeiros 10 dias de Operação Verão foram marcados pelo alto número de salvamentos nas praias gaúchas. Segundo os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (26), de 16 de dezembro até a última segunda-feira (25) foram ao menos 118 casos de pessoas que precisaram ser resgatadas da água pelos guarda-vidas. O número é cerca de seis vezes maior que no mesmo período de 2022, quando houve apenas 18 registros. O índice também é mais alto que em 2021 (58) e 2020 (59).

A maioria das situações registradas até o momento se concentra nas praias do Litoral Norte. Foram 93 vezes em que um guarda-vidas precisou entrar no mar para retirar um banhista por risco de afogamento. No Litoral Sul foram apenas cinco casos, enquanto em águas internas, 20.

Apenas no dia de Natal, foram 25 salvamentos apenas no Litoral Norte, em praias como Torres, Arroio do Sal, Capão Novo, Capão da Canoa, Imbé, Nova Tramandaí e Quintão, balneário onde há mais resgates até o momento, com 17 ocorrências.

 O mar claro, com temperatura agradável, atraiu a maior quantidade de banhistas. No entanto, a aparência do mar não correspondia ao perigo que ele estava apresentando. Havia muitas correntes. Em razão disso, as recomendações dos nossos guarda vidas são que as pessoas fiquem nas áreas balizadas para o banho e respeitem as cores das bandeiras indicativas de perigo — afirma a coordenadora de comunicação social dos bombeiros, Capitã Betina Martins.

A Operação Verão ocorre apenas em balneários em que há guaritas de guarda-vidas, e são considerados próprios para banho. Nessas áreas, não foi constatado óbito até o momento. No entanto, em localidades impróprias, sem os servidores atuando, ao menos 15 pessoas morreram em decorrência de afogamentos no Rio Grande do Sul e uma segue desaparecida. Os números compreendem, também, o período da Operação Verão. 

Compartilhe na sua rede social!