
Notícias ASAVIME
ASAVIME cobra responsabilidade dos municípios por falta de estrutura básica para guarda-vidas


OSÓRIO/RS – A preparação para a temporada de verão 2025/2026 foi o tema central da Assembleia Geral da *Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte), realizada nesta sexta-feira (26/09). A *ASAVIME (Associação dos Salva-Vidas Militares do Rio Grande do Sul) manifestou preocupação com a falta de infraestrutura adequada e reforçou a necessidade de apoio logístico por parte das prefeituras para garantir condições mínimas de segurança nas praias.
Cobrança da ASAVIME
Representando a entidade, o sargento Jeferson França fez um apelo direto aos prefeitos da região. Ele destacou que a eficácia da próxima Operação Verão depende de ações imediatas dos municípios e elencou três pontos prioritários:
- Manutenção preventiva das guaritas, essenciais para acolher as equipes que entram em atividade já em outubro.
- Disponibilização de banheiros químicos para o efetivo em serviço, assegurando condições dignas de trabalho.
- Fornecimento de estrutura para limitação de banho em áreas de risco, diante da extensa faixa de areia que exige meios eficazes de controle e demarcação.
Efetivo Confirmado pelo Estado
O comandante do *9º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel **Vinicius Lang, participou da reunião e confirmou a abertura oficial da temporada de verão em **13 de dezembro de 2025, em Tramandaí. Ele adiantou, entretanto, que o efetivo começará a ser mobilizado a partir do *feriado de 15 de novembro, nos pontos de maior movimento.
De acordo com Lang, o efetivo será composto por aproximadamente 500 bombeiros militares, 150 policiais militares e 440 guarda-vidas civis temporários, estes ainda em fase de treinamento, com ingresso condicionado à aprovação final no curso de formação.
Questionamentos dos Prefeitos
O presidente da Amlinorte e prefeito de *Imbé/RS, *Ique Vedovato, levantou questionamentos sobre a capacidade de cobertura de todas as guaritas instaladas no Litoral Norte, diante da demanda crescente de banhistas durante a temporada.
A reunião serviu para alinhar esforços entre Estado e municípios, reforçando que, além da disponibilização de recursos humanos, a infraestrutura a ser provida pelas administrações municipais será determinante para o sucesso da Operação Verão 2026.
Ultimas Notícias


Moradores e veranistas reclamam da falta de guarda-vidas em Arroio Do Sal


Número de salvamentos nos primeiros 10 dias da Operação Verão é seis vezes maior do que no ano passado
